top of page

Amor de pai


Privilegiado é aquele que tem um pai e, muito mais, aquele cujo pai sabe a importância do vínculo afetivo com seu filho.

Ocupar o lugar de pai não é fácil, seja em que época da vida o homem se encontre. Para estar nesse lugar, alguns desafios se apresentam. Inicialmente, precisará interferir em uma relação que já foi constituída desde a concepção. O feto inicia sua ligação com o corpo da mãe. É ela a primeira a dar conforto, abrigo, proteção e suprimento. Geralmente, essa relação é muito intensa. Ela é a primeira que o bebê reconhece e aprende a amar, pois seus cuidados a envolvem cada vez mais nesse elo de afeto. Entrar nessa relação e cativar a criança requer esforço do pai e aceitação por parte da mãe. Quando a mãe percebe que não é a única necessária, isto se torna o início de uma vida psicológica saudável para o filho. Mas para isso, é necessário esforço e dedicação por parte do pai e reconhecimento, por parte da mãe, que o pai também é importante. Há algo a mais que vem do outro. A relação com o pai é fundamental, pois ele se torna referência; é uma outra pessoa que lhe transmite segurança e afeto. Um filho é algo maravilhoso, mas tanto a criança quanto a mãe precisam de outras realizações, de outros vínculos.

Na música, 'O Caderno' de Toquinho, ele simboliza a relação de uma menina com um caderno. A mensagem refere-se, a meu ver, a um relacionamento saudável entre um pai e sua filha, aonde ele afirma que acompanhará seu crescimento. Diz que poderá ser seu confidente fiel e que, nos momentos de dor, oferecerá seu colo e conforto. Esse pai sabe deixar a filha livre para crescer no momento certo e lhe advertir sobre a vida quando ela se apresentar num "feroz carrossel”. E mesmo correndo o risco de ser deixado num canto qualquer, se entrega a esta relação e favorece o crescimento da filha.

É uma conquista em cada fase para o pai, que se propõe a ser não apenas mais um amigo, mas um amigo que sabe que aquele pequeno ser também necessita de seus cuidados, atenção e orientação, pois o ser humano nasce em total desamparo e dependência. Essa música expressa bem qual é a função de um pai.

Hoje vemos alguns pais longe do cotidiano dos filhos por circunstâncias da vida, como as separações conjugais. Vemos filhos que têm a experiência de um convívio com o novo marido da mãe e outros que usufruem somente dos cuidados de uma mãe. Com a constituição de novas famílias na contemporaneidade há uma variedade de experiências e vivências. Porém, o ser humano é o mesmo. Todos, ao nascer, e principalmente durante seu desenvolvimento, precisam do pai. Pai e mãe têm sua importância de uma maneira diferente.

Parabéns a todos os pais e, principalmente, àqueles que aceitam os desafios da vida para desfrutar da companhia, da educação e do crescimento de seu filho.

Bibliografia:

Dolto F. (1988) Quando os pais se separam. Ed. Zahar

Freud, S. (1914) "Sobre o Narcisismo: uma Introdução". ESB, Vol XIV.

Lacan, J. (1969). "Duas notas sobre a criança". Outros Escritos


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page