top of page

Profissão: desafios nos tempos atuais

"Há os que se queixam do vento. Os que esperam que ele mude. E os que procuram ajustar as velas". (William George Ward)

A vida profissional hoje tornou-se um desafio, tendo em vista que o mundo passa por transformações na esfera social, econômica e ocupacional.

A globalização, com sua proposta de interligar os diferentes países do nosso planeta, trouxe mudanças em toda a sociedade. Esse fenômeno trouxe fortes consequências no mundo do trabalho que está submetido ao intenso avanço tecnológico e demanda por mão de obra diferenciada e qualificada. Algumas carreiras que antes eram valorizadas e necessárias, hoje já não o são, enquanto outras surgiram com força total.

Anteriomente, a vida profissional era marcada por maior estabilidade, onde a ascenção se dava a partir das organizações. Hoje, um novo cenário social está presente, devido à necessidade de um maior investimento e dedicação individual para avanço na carreira, num mundo competitivo e globalizado.

Dentro dessa realidade, como fica o jovem e o adulto que precisa escolher uma profissão ou especialização? Como criar demanda e obter espaço de trabalho para atender a sociedade em suas necessidades atuais? Quais os caminhos e alternativas para desenvolver e crescer na vida profissional e financeira? E como avançar na vida profissional nesse novo contexto social?

Cabe aos profissionais dos tempos atuais, independente de sua área ou local de trabalho, serem mais flexíveis, criativos, conhecer e desenvolver novas habilidades para trabalhar numa época de incertezas, instabilidades e constantes transformações. É necessário esforço para adquirir novos conhecimentos, atualizar-se, trabalhar em rede, articular de uma maneira mais ativa, podendo garantir assim a inserção no mercado de trabalho, quer seja em empresas, organizações ou em um empreendimento próprio.

A fase da juventude e da vida adulta são marcadas por alguns conflitos psíquicos, por ser um período de muitas transformações individuais e pressão social para definições de sua vida profissional e estabilidade financeira, além de outras. É nessa fase que espera-se que o jovem adulto apresente suas escolhas e seu projeto de vida. Portanto, há pressão social e necessidade pessoal de um caminho de sucesso para garantir-lhe a possibilidade de independência e de conquistas.

Qual seria o caminho para os jovens definirem suas escolhas, considerando as grandes mudanças que já ocorreram, e ainda ocorrem a cada dia, em nosso tempo? Tem este a opção de decidir-se por profissões que financeiramente não lhe darão tanto retorno ou status?

Penso que ao atentar para suas hablidades (que conhece ou não) com clareza, valorizar o que se tem para oferecer e dedicar-se aos seus verdadeiros interesses e valores, o jovem adulto poderá criar seu espaço na sociedade para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Num mundo onde a pressão social por sucesso é tão presente faz-se necessária a capacidade de escutar a própria voz, considerar o desejo pessoal, seus interesses, valores e aptidões individuais. Afinal, não é possível atender a esta sociedade com excelência, contrariando seu próprio ser, sua essência e seu sentido de vida.

Para concluir, deixo aqui uma reflexão que escutei de uma pequena menina que se apresentou num programa de TV para cantar. Ao ser questionada sobre sua presença ali ela respondeu: " Estou aqui porque meu coração me trouxe".

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page