top of page

A vida pede coragem


A vida é desafio, não importa a época. O que determina a vida não são somente os acontecimentos, infortúnios e complicações do momento. Embora os fatos interfiram no percurso, pessoas podem viver situações parecidas, e terem pensamentos, atitudes e estilos de vida diferentes.


Conflitos em sua época, ambientes terríveis, de guerra ou ao contrário, vida tranquila, favorável e ainda assim, as reações serem diversificadas. Alguns podem justificar seu caminho por sua história pessoal ou traumas, e outros, se deixarem incentivar por acontecimentos e assim buscarem novas oportunidades, nova forma de viver. A singularidade e a subjetividade de cada ser é o que mais define sua constituição e escolhas. O posicionamento que assumimos ao longo do caminho poderá possibilitar novas conquistas e novos avanços ou nos parar no tempo.


Quem conhece o mar, sabe que quando ele está agitado demais não há o que fazer a não ser esperar. Tem certeza que em outro momento se aquietará pois já viu que o mesmo é impetuoso, terrível, mas também é surpreendente em seus mistérios.


O camponês, entende os segredos do bambu. Sabe que seus nós representam resistência, força, e não feiúra. Também percebe que o bambu é forte, mas é flexível, sendo assim, é possível que se quebre. Assim também na vida, os nós sinalizam que uma dificuldade foi superada, que não há como negar que há força, mas há fragilidade.


Na jornada da vida, como na história da Jornada do Herói (Joseph Campbell, em seu livro O Herói das Mil Faces), há desafios, momentos difíceis e que é preciso força, ousadia, determinação e enfrentamento dos próprios medos. Ele sabe que em cada etapa das batalhas há algo a aprender, que precisa de sua coragem, mas usa suas estratégias de proteção porque compreende seus limites.


É preciso coragem para viver. Este é o desafio nosso de cada dia. Coragem para enfrentar os novos ciclos e mudanças que sempre estão presentes. Novas habilidades podemos adquirir e nos adaptar em várias situações, desde que sejamos flexíveis e criativos. E assim como o mar, podemos nos surpreender com nossa capacidade de superação, de criação, com nossos próprios mistérios inconscientes ou como o guerreiro na batalha que descobre novas técnicas e táticas para o combate. E assim, perceber que é possível ir além, mais longe do que se imaginou, mesmo que precisemos aguardar o momento adequado para seguir e enfrentar a realidade da vida com a coragem para viver.

#problemas sociais

#jornada do herói

#problemas psicológicos




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page